Roteiro em St. Moritz e arredores
Se você estiver pensando em montar um roteiro em St. Moritz e arredores, acertou em cheio. St. Moritz é uma meta e tanto, o ano inteiro, seja lá como for, de carro ou trem.
Saint Moritz oferece opções para todos os gostos: picos nevados, vistas panorâmicas dos Alpes Suíços, bosques, esportes invernais, trekking, vela, trilhas para caminhadas, piqueniques e…glamour, vida noturna, ótimos restaurantes…
Mas na vida tudo tem um preço. E o preço de Saint Moritz é alto. Mas não desanime, nada é impossível. Claro, tem sempre a opção do bate-volta saindo de Milão, por exemplo. Por falar nisso, se você gosta de viajar de carro não deixe de conferir o roteiro redondinho entre Milão e St Moritz que já publiquei aqui no blog.
Mas como montar um roteiro em St. Moritz sem comprometer o orçamento da sua viagem? Tem que sair do miolo, usando o velho truque de ficar hospedado nas redondezas. St. Moritz não é exceção.
A solução é simples e prática, até mesmo para quem está sem carro, porque as principais cidades do vale ficam bem perto e tem um ótimo serviço de ônibus, além da linha ferroviária do Bernina Express. Em outras palavras, você pode curtir tudo o que St. Moritz oferece sem ter que ficar hospedado ali.

Nada mal os arredores de Saint Moritz

Serviço de ônibus da Engadina sempre ativo
O que incluir no roteiro em St. Moritz
A inteira região da Engadina é maravilhosa. St. Moritz é certamente o centro mais famoso e badalado, mas a maior parte dos passeios e das estações de esqui ficam nos arredores. De qualquer forma você tem que se locomover.
A minha dica: considere as redondezas como alternativa de estadia, economizando com a hospedagem e alimentação. Deve ficar claro que se você procura acomodação de luxo, tipo hotel 5 estrelas, restaurantes estrelados, não vai economizar trocando de cidade. Mas quem fica satisfeito com uma pousada ou hotel 3 estrelas vai notar a diferença.
Além dos canais tradicionais, procure apartamentos ou quartos nos sites de hospedagem alternativa como AirBnb, Homeaway, entre outros. São as melhores opções para famílias com crianças que querem economizar.
Como localização viavél eu indicaria a região de Silvaplana, no sul de St. Moritz e Celerina e Samedan, ao norte. Pontresina, apesar de ficar um pouco mais longe, também não é nada mal.
O lago de Silvaplana e o Piz Corvatsch
Qualquer roteiro em St. Moritz não pode deixar de inclui o lago de Silvaplana, porque é uma das regiões mais bonitas da Engadina. A cidade de Silvaplana fica nas margens do lago, a 5 km de St. Moritz. Bem perto fica outra cidade muito legal chamada Surlej, super prática para conhecer e esquiar no complexo de Corvatsch.
Em direção sul, depois de Silvaplana, fica Sils im Engadin, a 10 km de St. Moritz, localidade onde o filósofo Friedrich Nietzsche passou várias temporadas de verão.
A inteira região tem serviço de ônibus que funciona no inverno e no verão. Consulte o link oficial no fim do post.
Piz Corvatsch é um dos picos mais altos da região, com 3.300 m de altitude. A estação de esqui tem 120 km de pistas, além da famosa pista para esqui noturno. Quem esquia pra valer não pode perder a famosa pista Hahnensee, com 9 km, que chega até St Moritz Bad. Desaconselhável para principiantes.
Atividades | durante o inverno além de esqui, snowboard, caminhada com raquetes e escolinha de esqui, o complexo de Piz Corvatsch oferece várias atrações para quem não esquia, como mirantes com vistas panorâmicas, restaurantes e passeios a pé. Durante o verão, além da montanha, tem o lago de Silvaplana, lugar ideal para piqueniques, bicicletas, caminhadas, vela, kitesurf e trekking.
Confira o site oficial em inglês da estação de esqui para checar preços, horários, ônibus, restaurantes e acompanhar as condições do tempo e das pistas em tempo real | Piz Corvatsch

Lago de Silvaplana oferece várias atividades no verão e no inverno
Celerina, Pontresina e Corviglia
Outra combinação perfeita é Celerina e a estação de esqui de Corviglia. Celerina fica a 3 km de St. Moritz. Isso mesmo, bem perto. E tem ônibus.
Em Celerina tem uma estação de cabine teleférica que deixa os visitantes a 2.278 m de altitude, onde começam os 100 km de pistas de esqui. As pistas de Corviglia são mais ensolaradas em relação a Piz Corvatsch.
Celerina é uma cidade pequena mas muito pitoresca, com pequenos restaurantes e bares charmosos.
Perto de Celerina ficam Samedan e Pontresina, ótimas opções de hospedagem. Pontresina, por exemplo, é mais discreta e menos turística do que St. Moritz, mas é muito elegante e romântica, com um centro histórico muito bonito. Fica numa posição ensolarada, perto dos picos Piz Palü e Piz Bernina, ideal para quem quer passear no inverno e no verão.
Perto das cidades fica o lago Lej da Staz, muito frequentado no verão.
Atividades | excelente oferta de esportes invernais como esqui, snowboard, cross-country, patinação, escolinha de esqui, além de atrações para quem não esquia como no Piz Corvatsch. Durante o verão, a montanha de Corviglia e os lagos (Lej da Staz, por exemplo) são ideiais para piqueniques, bicicleta e trekking. Boas opções de shopping e vida noturna.
Confira o site oficial em inglês para checar preços, horários, ônibus, condições do tempo e das pistas em tempo real | Saint Moritz

Ruela no centro de Pontresina, cidade perto de St. Moritz

Celerina, outra opção pertinho de St. Moritz
Dicas e informações gerais
É importante saber que passar 2 ou 3 dias em St. Moritz – ou mesmo nas vizinhanças – é caro. Não somente para brasileiros, mas até para quem viaja com euros.
Além disso não faltam armadilhas para turistas. Cuidado, porque quem viaja com a família pode ter surpresas desagradáveis quando for pagar a conta do restaurante.
Portanto as minhas dicas são:
- se viajar em grupo ou com a família, fique hospedado em apartamento para abater os custos com hospedagem, refeições, lanches, etc;
- deixe para ir ao restaurante somente no jantar (e olhe lá!), e compre comida em supermercados: em St. Moritz tem um ótimo supermercado chamado Coop (Plazza da Scuola, 12) onde comprar pão fresco, verdura, frios, congelados, comidas locais, enfim, tudo;
- faça como os europeus, na hora do almoço, mesmo no inverno, principalmente se o dia tiver estiver ensolarado, procure comer nas áreas de piquenique e nos abrigos;
- se ficar com frio, depois do almoço, entre em um bar e compre um chá ou chocolate quente. É mais barato do que uma refeição completa…kkkk.
- pesquise nos sites das estações de esqui antes de escolher a hospedagem. Tente ficar em vilarejos que tenham serviço de transporte prático e frequente.
Consulte o site oficial da companhia de transportes local | EngadinBus

Placa de rua com mapa geral das pistas de St. Moritz e arredores
Fotos de Adelaide Pereira – reprodução proibida
Prezada Adelaide,
Obrigado pelas preciosas informações. Iremos para o norte da Itália (Lago de Como ou Garda) e gostaria de conhecer um pedaço da Suiça. Pensei em 2 dias antes de me deslocar para Amsterdã. Quais as possibilidades que teria além de St. Moritz? Daria para alugar um carro e ir até Interlake e de lá, via aérea ou de trem, ir para Amsterdã? Obrigado, Flávio.
Olá Flávio,
pode sim. Mas verifique os preços porque a devolução do carro em país diferente é cara. Avalie também o preço da passagem de trem Milão-Interlaken.
No caso do trem de Interlaken até Amsterdã, é preciso fazer conexão e no caso de avião precisa ir até cidades maiores como Zurique.
Bom passeio!
Ola! Seu blog é 10! Útil, prático e objetivo. Bom gostaria de saber se o trajeto do Express Glacier não é disponível no período de 15 de outubro a 15 de dezembro. Vi essas informações em alguns sites mas no site oficial essas datas são disponíveis para compra. Sabe sobre isso?
Olá Márcio,
o período de suspensão do Glacier Express em 2020 vai ser 12.10 – 12.12.
Você encontra todas as informações no site oficial.
https://www.rhb.ch/en/panoramic-trains/glacier-express
Bom passeio!
Olá!! tudo bem?! Estou adorando ler as dicas da cidade, vou dar uma breve passada por lá num horário bem especifico!! Vou de Zermatt para St Moritz pelo Glacier express, chego as 16:45 na estação, e fico ate as 20:00 quando sigo para Zurich, e queria dar uma volta na cidade considerando esse curto pedaço de tempo!! O que voce indica?!
Olá Daniela,
depende muito da época do ano. No inverno às 17 horas já está escuro. Nesse caso você poderia dar uma volta no centro da cidade mas não passear nas montanhas.
O centro é relativamente pequeno e pode ser visitado a pé.
Se for durante o verão, você poderia passear no lago e nos arredores.
Bom passeio!
Olá, vou para Suíça em DEZ/2019, eu e minha esposa iremos ficar do dia 09 ao dia 13. Inicialmente, queríamos ficar em St. Moritz, no entanto devido aos valores das hospedagens, decidimos ficar em Davos ( HARD ROCK HOTEL DAVOS ) que no mapa pareceu ser bem próximo de St. Moritz, em Davos encontramos um preço bacana.
Então lá vai a primeira pergunta:
1 – Vamos ficar do dia 09 ao dia 11 em Davos, qual roteiro você sugere?
2- Após Davos, vamos para Zermatt de Glacier, quanto tempo de viagem?
3 – Vamos ficar em Zermatt de 11 a 13, você sugere ficar só em Zermatt ou conhecer outra cidade?
4 – Li em alguns blogs, sobre os valores das refeições, pois os FAST FOODS não são muito populares nos alpes,
qual dica você dá, para quem quer gastar pouco com alimentação e passeios também?
Desde já agradeço, parabéns pelas dicas, foram muito esclarecedoras.
Olá Junior,
difícil responder suas perguntas sem saber exatamente o que você gosta de fazer / visitar.
Nos Alpes durante o inverno, a melhor opção é curtir a neve, as montanhas e as paisagens diferentes. Se você não gosta ou sabe esquiar programe passeios a pé ou com os teleféricos em Davos e Zermatt.
Sobre conhecer outras cidades além de Zermatt, acho que não vale a pena já que você vai passar pouco tempo (não esqueça de calcular o tempo de deslocamento e os horários de conexão entre Davos e Zermatt, e entre Zermatt e o seu destino final).
Consulte o site oficial do Glacier:
https://www.rhb.ch/en/panoramic-trains/glacier-express
Sim, comida é cara na Suíça. A melhor opção para economizar é alugar um apartamento (tipo Airbnb) e comer em casa. Ou então procurar com cuidado restaurante barato no Trip Advisor. Geralmente pizzarias não são muito caras.
Bom passeio!
Boa tarde Adelaide! Tudo bem?
Estou lendo aos poucos suas dicas. Fechamos hotel em março de 2020 para Saint Moritz, vou ficar uma semana. O que você me indica para fazer com minha filha de 3 anos, já que marido irá esquiar.
E devo ficar três dias em Milão, o que poderia me indicar? Vou chegar no aeroporto de Linate, pois o de Malpensa é muito longe do centro. Não tem trem direto para St Moritz, para em Tirano, você indica dormir nessa cidade?
Obrigada Carla.
Olá Carla,
Em Saint Moritz existem trilhas ótimas para passeio. Muito legal também é alugar um trenó. Há ótimas pistas, sem problemas para crianças.
Em Milão não precisa ficar hospedado obrigatoriamente no centro da cidade. Existem bons bairros que ficam perto das atrações, como o bairro Buenos Aires que fica perto de tudo. Escolha uma acomodação perto do metrô para facilitar.
Não existe trem direto para St Moritz saindo de Milão, tem que trocar em Tirano. Se não quiser dormir em Tirano, tem que sair bem cedinho de Milão para não perder a conexão.
Confira os horários.
Bom passeio!
Esqueci: a dúvida: posso de Saint Moritz ir para Roma direto? Nao pretendemos alugar carro. Qual o transporte que indicas?
Pode sim, passando por Milão. Ficaria Saint Moritz – Milão – Roma. Compre o trecho Milão – Roma com antecedência porque fica mais barato. Agosto aqui é alta estação.
Até a próxima!
Obrigada pela atenção.
Grande abraço.
Adelaide, parabéns pelo seu empenho em nos ajudar com dicas tão valiosas. Admiro muito pessoas , que como você , dedicam seu tempo em nos ajudar a concretizar sonhos de viagem.
Também preciso de ajuda .
Estaremos em Milão entre dias 3 e 12/3/19, eu , esposo e filha maior. Não iremos alugar carro.
Pensei em montar base próximo a Milão central , em um hotel ou apart , pois faremos alguns deslocamentos. Ainda é seguro hospedagem na região?
Pensei em 2 dias só para Milão, bate e volta a Turim, Verona , Bergamo, Bolonha e lago Garda – Sirmione . Já conhecemos parte Suíça e Lago de Como, bem como outra regiões da Itália.
Deixei os últimos dias para Lugano e Tirano para fazer o Benina Express. Nao encontrei opções rápidas de deslocamento de Tirano para Lugano.
Meu voo de volta para o Brasil é por Malpensa a noite . Queria fazer checkout de Milao , ir para essa região da Suíça e de lá embora para casa. Pelo que vi nos coments , o melhor seria ir de trem de milao a Lugano , pernoitar lá e no dia seguinte sair bem cedo para Tirano , fazer o Benina e retornar a Tirano. De lá acho que para Malpensa todos os trens voltam a estação central de milao , correto?
Vc poderia me auxiliar nesse trajeto final?
Desde já agradeço .
Oí Greice,
eu achei o seu roteiro muito apertado para nove dias. Se você tirar os dias da viagem, os deslocamentos, check in e check out, etc, você vai ver que o tempo é pouco. Se você colocar Lugano e Bernina fica mais ainda mais complicado.
De qualquer forma, a melhor opção não é passar por Lugano mas sair de Milão de trem para Tirano, dormir lá e no outro dia ir para Saint Moritz. De lá você voltaria de trem para Milão. Mas como você tem um voo à noite, eu desaconselho totalmente esse passeio no dia do embarque. Escolha outro dia.
A hospedagem perto da estação central é muito prática. Eu sugiro os arredores da Piazza Caiazzo que fica perto da estação (dá pra ir a pé) mas é um pouco mais residencial.
Bom planejamento
Obrigada Adelaide pelo retorno.
Vou rever a data para St Moritz pelo Bernina . Em março ainda tem muita neve por lá ?
Oí Greice,
durante a viagem de trem você vai passar próxima aos picos das montanhas onde tem sempre neve em março. Na cidade de Saint Moritz, depende do ano. Mas não é raro encontrar neve em março com a vantagem que não está tão frio e os dias estão mais longos.
Bom passeio
Oi Adelaide, em primeiro lugar parabéns pelo blog, pelas dicas e pela forma como se expressa.
Estou com uma viagem marcada para Itália em dezembro que já estava praticamente planejada até ver seu blog.
O roteiro se divide basicamente entre Roma, Toscana e Veneza.
Mas quando vi sua postagem sobre St. Moritz, me apaixonei por ela.
É minha primeira viagem para Itália. Adoro frio e gostaria muito de encaixar St. Moritz e o Berina express.
Com isso, reduzi meu roteiro em 2 dias para encaixar essa cidade e tb incluir Milão por ser caminho.
Ficaria assim:
Dia 1 – Sairia de Florença por volta de 12h; trem para Milão; e já pegaria outro trem para Tirano; dormiria em Tirano.
Dia 2 – Berina express para St. Moritz por volta das 10h; retorno por volta de 18h para Tirano e já voltaria para Milão; dormiria em Milão.
Dia seguinte prosseguiria com meu plano de viagem indo para Veneza.
Sei q deve ficar cansativo, mas me pareceu q o lugar vale a pena.
E meu retorno a Itália na próxima viagem seria mais ao sul em época fora do inverno.
O q vc acha?
Renata
Olá Renata,
sim, vale a pena e dá tempo.
O passeio com o trem Bernina é lindo, principalmente no inverno.
Algumas dicas:
– reserve o Bernina com antecedência porque pode lotar, principalmente nos fins de semana e feriados. Use o site oficial para reservar https://www.rhb.ch/it/treni-panoramici/bernina-express
– aliás, reserve todos os trens do seu itinerário com antecedência porque você vai economizar bastante. Use somente o site oficial de Trenitalia e compre online.
– viaje com bagagem de mão para facilitar seus deslocamentos (sou uma adepta da seita “bagagem de mão” kkkk). No blog tem um post sobre o assunto
https://www.turistaimperfeito.com/como-viajar-so-com-bagagem-de-mao/
Roupa de inverno (casaco, jaquetas, etc)
– deixe sua bagagem no hotel de Tirano e retire na volta (geralmente quando o cliente pede e explica, o hotel deixa sem problema).
Bom planejamento e bom passeio!
Ola, adoro suas dicas e a maneira que escreve. Estou indo no proximo mes se abril com crianças para St Moritz com o Bernina e tenho uma duvida. Da estacao consigo ir para Celerina ou Pontresina de onibus com bagagens? Se for de taxi é possivel? Muito obrigada
Olá Maja, fico feliz que tenha gostado.
Sim, pode ir de táxi ou ônibus até Celerina e Pontresina.
Consulte os links abaixo para checar as paradas e os horários (ainda não foram publicados os horários de abril, mas dá para você ter uma ideia)
ônibus: https://www.engadin.stmoritz.ch/winter/it/services/oeffentlicherverkehr/busfahrplan/
táxi: https://www.engadin.stmoritz.ch/sommer/it/taxis/
Feliz 2019!
É possível fazer bate-volta Milão-St. Moritz no mesmo dia? Como?
Olá Márcia,
você já leu o post abaixo?
https://www.turistaimperfeito.com/de-milao-aos-alpes-suicos/
Tem várias dicas a respeito no texto e nos comentários.
O bate-volta pode ser feito de carro ou trem. Planeje bem os horários sem esquecer que no inverno fica escuro às 17 h.
Olá Adelaide, estarei fazendo um bate e volta de Tirano a St. Moritz com o trem Bernina Express em Novembro 2018, gostaria de saber se você conhece alguma opção de passeio de teleférico ou algo que vale bastante a pena para eu fazer em St. Moritz durante este curto tempo que estarei lá.
Muito obrigado e parabéns pelo Blog.
Olá Wilson,
a viagem com o Bernina já é super legal.
Se você for voltar no mesmo dia para Milão, fica apertado programar um passeio de teleférico.
Saindo de Tirano logo cedo, você vai chegar por volta de meio dia em St. Moritz. A volta é mais ou menos às 15 horas.
Dá tempo de passear na cidade e no lago que fica bem perto.
Se quiser arriscar pode tentar o Muottas Muragl. Sobe a cada meia hora. Consulte o site oficial para checar os horários.
https://www.engadin.stmoritz.ch/winter/it/
E também os horários dos ônibus para chegar lá.
Se for pernoitar, então pode incluir um ou mais passeios. Mande dizer.
Adelaide tudo bom????? Que beleza seu site, eu sou amiga de sua mãe. Meu nome é Malu. Parabens. Estou vendo o que fazer em St Moritz e me deparei com seu site.
Olá Malu,
Claro que lembro de você. Um prazer encontra-la aqui no blog
Nos comentarios têm muitas informações.
Se precisar de algo deixe a sua pergunta.
Abs
Oi Adelaide!
Já tenho uma viagem programada para 20/08. Chegando em Roma, para Veneza, onde alugo o carro e vou em direção a Cortina D Ampezzo, fico 2 dias e no terceiro saio em direção a Innsbruck na Àustria onde fico mais 2 dias e saio em direção a St Moritz onde fico mais 2 dias, depois disso saio em direção a Bellinzona bem cedinho para ver alguns castelos e no final do dia chego a Bergamo onde no outro dia antes de amanhecer embarco para Paris voo e depois de 2 dias retorno a Milão, ficando mais 1 dia antes de retornar ao Brasil, são 15 noites. Tem alguma atração que considere imperdível no trajeto de Cortina D Ampezzo, Innsbruck, St Moritz até Bergamo? Parabéns pelo seu trabalho e sugestões que nos facilita no planejamento.
Bom dia Douglas,
o seu roteiro já é uma atração :)
Você vai atravessar uma das regiões mais bonitas da Europa. Por exemplo, o itinerário entre Cortina d’Ampezzo e Innsbruck passa pelo Vale Pusteria nos alpes italianos de língua alemã que faziam parte da Áustria. Uma região muito pitoresca, completamente diferente da imagem que temos da Itália. Comidas e arquitetura típicas do Tirol. Vale a pena conhecer de perto.
Eu aconselharia paradas em Brunico (Bruneck em alemão) e Vipiteno (Sterzing em alemão). Fique ligado nas placas porque tudo é escrito em italiano e alemão.
No itinerário até Innsbruck você vai encontrar paisagens maravilhosas. Leve sempre comida no carro :) para um piquenique nos jardins (muitos ficam ao longo das estradas).
Sinceramente não sei se colocaria outras paradas porque seu roteiro já está apertado. Talvez no lago de Como. Mas acho melhor curtir sem pressa o itinerário alpino sem colocar muitas paradas senão você arrisca ficar dirigindo o dia inteiro para ficar meia hora nos lugares.
Por conta disso eu aconselho uma simulação do tempo de deslocamento usando Google Maps porque as estradas alpinas não são rápidas como as autoestradas. Muitas vezes para percorrer 50 km você demora 1 hora ou mais.
Planeje bem, incluindo tempo de check in e check out, almoço, etc, antes de decidir onde parar. Não confie somente nos quilômetros e faça a simulação.
Boa viagem!
Bom dia Adelaide, muito bacana seu Blog, parabéns! Estaremos indo pra Suíça em outubro, eu e minha esposa. Qual a média de valor para se comer em um restaurante em St- Moritz? bgdo
Bom dia Hélcio,
eita pergunta difícil de responder.
Depende muito do tipo de restaurante que você gosta de frequentar.
Pra dar um exemplo: uma pizza margherita (a mais simples possível) na Itália custa entre 6 e 8 euros. Em Saint Moritz você vai gastar entre 10 e 15 euros, dependendo do tipo de restaurante.
Pra economizar precisa escolher restaurante ou pizzeria sem muito luxo, fora do centro, melhor ainda se nos vilarejos que ficam ao redor de Saint Moritz (precisa ter carro).
Se você vai ficar em apartamento, a melhor pedida é comprar comida nos supermercados. No centro de Saint Moritz tem um supermercado Coop muito bom e a preços acessíveis.
Abs
Oi Adelaide, primeiramente obrigado pelo retorno. Então, como não somos de comprar muito, adoramos comer num bom restaurante, onde se possa saborear um belo vinho e apreciar uma boa culinária. Como é nossa primeira vez na Suíça, a julgar pelo preço dos hotéis, imagino algo em torno de uns 150 euros, mas esse valor é um chute totalmente sem embasamento, por isso lhe questionei. Inclusive aceito sugestão de restaurantes. Como estaremos de carro, fica mais fácil. Vamos ficar 2 dias em St-Moritz.
Outra pergunta: iremos final de outubro, já estará bem frio essa época, não é mesmo?
grd abs
Olá Hélcio,
150 euros poderia ser a conta para dois em um bom restaurante. 50/60 euros uma pizza para dois (sem vinho).
De carro é mais fácil porque você pode ir comer nos arredores, como por exemplo Pontresina ou o lago de Silser (onde ficam dois restaurantes muitos agradáveis na beira do lago, que custam menos do que 150 euros para dois, dependendo do que você comer, é claro).
Em outubro não faz muito frio mas a paisagem é belíssima porque a folhagem fica amarela e dourada.
Aproveite!
Bom Dia, Adelaide.
Nós iremos de carro até Chur, onde o deixaremos e embarcaremos no Glacier express até St-Moritz, mas estamos planejando voltar para pega-lo no outro dia e assim ter mais mobilidade. Vc aconselha ir de trem ou de ônibus?
Outra pergunta: Iremos também a Zermatt, mas pelo que vi, não se chega de carro lá, onde vc aconselha deixa-lo, e pegar o trem?
Bgdo
Olá Hélcio,
não é permitida a circulação de carros em Zermatt. O último estacionamento fica na cidade de Tasch. Depois tem que pegar trem ou táxi para percorrer os últimos aprox. 7/8 km.
Mas porque você não vai de Saint Moritz até Zermatt com o Glacier Express? Não seria mais prático?
Bom dia. Então Adelaide, achamos muito demorado, 8 horas no Glacier entre St-Moritz e Zermatt, optamos por fazer um trecho mais curto entre Chur e St-Moritz. Como nossa viagem será curta, apenas 10 dias, escolhemos o seguinte roteiro: Chegaremos por Milão, pegaremos o carro e partimos para Luzern ( 2 dias), depois vamos pra Chur onde deixaremos o carro e embarcamos no Glacier em direção a St-Moritz ( + 2 dias). Depois iremos para Zermatt de carro (+2 dias), finalizando nossa viagem em Chamonix ( 3 dias). Retornaremos para Milão onde faremos um pernoite, pois nosso voo para o Brasil sai muito cedo, 6:20 da manhã. O que vc acha do roteiro?
abs
Oí Hélcio,
o roteiro está bom, passando por regiões muito bonitas. Tenho certeza que você vai gostar.
Única coisa é que acho pouco prático o retorno a Chur para pegar o carro e prosseguir para Zermatt.
Mas como seu roteiro é inteiramente de carro saindo e voltando pela Itália, provavelmente não tem outro jeito.
Abs
Estou indo para a suíça no final do ano , vou dormir um dia em zermatt e depois pegarei o glaciar express , achei a diaria muito cara em st.moritz, estou ate pensando em ir no mesmo dia para zurique ou alguma cidade que a hospedagem seja mais barata, voce indica algum lugar?
e saberia dizer se o swiss travel pass , esta incluso o trajeto de interlaken para zermatt, ou tenho que pagar algum trecho ?
obrigada !! adorei seu blog <3
Oí Ísis,
não entendi bem o teu roteiro. Quando no fim do ano? Dezembro?
Você vai de Zermatt até Saint Moritz. E depois até Zurique, sem dormir em Saint Moritz? É isso?
Considere que saindo de Zermatt pela manhã você chega em Saint Moritz à tarde. No inverno fica escuro cedo.
Será que vale a pena chegar em Saint Moritz e depois ir logo embora?
Fico aguardando teu retorno.
Abs
A Suíça é um país que amei conhecer e pretendo voltar! Quero muito conhecer St. Moritz e amei suas dicas!
Saint Moritz é perfeito para quem quer curtir a beleza dos Alpes Suíços.
Oi Adelaide, passando aqui so para agradecer suas dicas e dizer que nossa viagem foi espetacular!!!! Ficamos 3dias em Milao, depois alugamos o carro e fomos a Trento, ficamos dois dias visitando a regiao incuindo lado di guarda, depois seguimos para Tirano passando pela regiao Trentino- alto adige, maravilhoso com muita neve ainda, apesar de ser final do inverno(21/03/2018). Depois seguimos ate Zurich, Lucern, Interlake, Bern, Broc, visitando a fabrica da Callier Nestle e chegamos a Montreux, dormindo uma ou duas noites em cada cidade. Seguindo de Montreux para Martigny(Grand st Bernard) Aostra ja na Italia novamente(nao deu para passar por Lugano, fechado por causa da neve) chegando a Como, ficamos dois dias visitando a regao do Lago di Como(Belagio) e retornamos a Milao, mais um dia para repouso e retornar ao Brasil!!!! TUDO PERFEITO!!!!!!!!!!!!!
Oí Mara,
seu roteiro foi maravilhoso, uma amostragem completa de uma das regiões mais bonitas da Europa.
Parabéns!
Fique antenada nas dicas do Turista imPerfeito. Estou sempre publicando novos artigos.
Um abraço e até a próxima viagem!
Oiiii, muito obrigado pelas dicas, e parabéns novamente pelo seu blog, ja sou sua seguidora no instagram, e como gostamos muito de viajar, com certeza falaremos novamente!!! depois conto como foi nossa viagem ! Grande abraco!!!!!!
Oí Mara,
boa viagem e quando voltar compartilhe aqui a tua experiência. O teu roteiro está ótimo, tenho certeza que vais curtir as paisagens maravilhosas dos alpes suíços e italianos.
Abs
Oiii. eu novamente!!
Esqueci de falar que antes de ir para Suica, vamos a Trento, cidade das origens do meu marido, que faz questao de conhecer..kkk entao queria saber se podemos ir de Trento para St. Moritz, se vale a pena, digo isto pela beleza da rota, ou seria melhor voltar a Milao e entao seguir para St. Moritz fazendo o trajeto do Bernina express. O retorno da Suica, provavelmente sairemos de Lucerna, Lucano, Lago de Como, Milao.. o que vc acha? Obrigado!!!!!!
Oí Mara,
acho que você tem três opções:
1. itinerário de carro: Milão – Trento – Bolzano – Merano – Saint Moritz – Lucerna – Lago de Como – Milão. 10 dias seriam suficientes dependendo de quantos dias você quer parar em Trento para visitar sua família.
Esse itinerário passa em uma das regiões mais bonitas dos Alpes, ou seja, no Tirol italiano (Sudtirol) de tradição austríaca. É bem diferente do resto da Itália.
2. itinerário de carro e trem: Milão – Trento – Tirano de carro; em Tirano você entrega o carro e continua com o Bernina Express até Saint Moritz. Depois de Saint Moritz você pode continuar com outros trens suíços.
3. Itinerário completamente de trem: Milão – Trento – Lecco – Tirano. Em Tirano pega o Bernina Express e continua a viagem.
Os trechos de trem são bem servidos e tem várias opções de horário. Viajar de trem é uma ótima opção mas precisa levar pouca bagagem para não complicar os traslados.
Não esqueça de contar o tempo de deslocamento (de carro ou trem) no seu itinerário. Dez dias podem virar oito num piscar de olhos. Às vezes precisa tirar uma ou mais cidades para não ficar corrido.
Bom planejamento.
Ola Adelaide, adorei seu blog, parabens!!!!
Eu e meu marido estamos indo dia 13/03/18 para milao, vamos ficar uns 3 dias e depois
vamos para Suica, teremos 10 dias para ficar la, quando viajamos costumamos alugar carro, porem nao sei a melhor rota, vc poderia me dar umas dicas? ainda tem neve nesta epoca? agradeco desde ja.
Oí Mara,
bem-vinda aqui no blog.
Para passar dicas boas pra você mande dizer qual é o aeroporto de volta para o Brasil.
Difícil dizer se tem neve. Ou melhor, você encontra neve com certeza nos picos e nas montanhas mais altas. Nos vales, depende do ano. O clima está meio maluco.
Fico aguardando.
Abs
oiii.. obrigado pelo retorno!!!!
vamos voltar para o Brasil por Milao novamente.
Parabéns Adelaide, site objetivo e de super valia as dicas…
Estou indo com esposa e filho de 6 anos na primeira semana de março para St. Mortiz pelo expresso Bernina, e pretendo ficar 1 ou 2 noites na cidade. Não pretendo esquiar para gostoria de subir alguma
Montanha de tereferico pare apreciar a vista, fiquei interessado na sua dica de descer d trenó…. como funciona?
E roupa e calçado para subir a montanha.:: consigo alugar na cidade? Alguma outra dica que vc possa me passar?
Oí Rafael,
há várias descidas de trenó em Saint Moritz e arredores. A mais famosa é Muottas Muragl com 4,2 km.A vista lá de cima é maravilhosa. SE der para escolher, vá num dia de sol.
Vou deixar aqui a página dos trenós do site oficial em inglês para você dar uma olhada nas opções.
Como seu filho é pequeno eu aconselharia primeiro você experimentar uma descida mais curta para ver se ele gosta e depois tentar descidas mais longas.
Você aluga o trenó diretamente na bilheteria.
https://www.engadin.stmoritz.ch/winter/en/activities/mountain-adventure/tobogganing/
Em relação roupas, você teria que comprar antes. Eu não conheço aluguel de roupas em St Moritz, mas pode ser até que tenha. Tenta olhar no Google.
Se quiser comprar roupas com bom custo x benefício eu aconselho a loja Decathlon. Tem uma no centro de Milão. Você pode comprar e guardar para as próximas viagens. Março ainda pode estar muito frio, é melhor ter bons agasalhos. Se você não vai esquiar pode ser suficiente comprar sapatos para trekking de montanha (que pode ser usado em várias ocasiões). Tomando cuidado para não se olhar, use jeans com um par de meias pesados. :)
Qualquer dúvida, entre em contato.
Abs
Olá Adelaide!
Tudo bem?
Primeiro quero agradecer as valiosas dicas sobre passar um dia em St. Moritz.
Foi uma viagem inesquecível para todos nós!
Como tinha que devolver o carro e sair dia 30/04 de Milão para voltar ao Brasil, fizemos nossa base em Lecco, em um apartamento muito bom no centro (Appartamento Brassica), próximo ao lago e de tudo mais que precisávamos. A cidade é maravilhosa!
E demos muita sorte: nevou a semana toda em St. Mortiz e justamente no dia que fomos, um sábado (29/04) fez um sol radiante com um céu azul de encher os olhos! ( Posso mandar as fotos?)
Como estávamos em 4 pessoas, entre elas a minha mãe idosa, a melhor opção era ir de carro e apesar da pouca distância entre Lecco e St. Moritz (112 km), a viagem foi lenta (em torno de 2:30 hs) por conta da subida e das incontáveis curvas, mas foi tranquilo, além de que a paisagem da estrada beirando os lagos e a vista dos alpes compensa e muito! A vantagem em ir de carro é essa: parar onde quiser e fotografar muito.
Agora, vamos ás dicas: o meu primeiro erro foi ter saído tarde de Lecco, um pouco após as 9:00 hs da manhã e por conta disso, vendo pelo Waze o tempo que levaria para chegar, decidi ir direto até St. Moritz, sem fazer as paradas sugeridas em Varenna e Chiavenna, deixando para a volta.
Outros erros: o Waze do celular parou de funcionar assim que entrei na Suíça (passagem na fronteira sem problema), porque meu plano cobria apenas a Itália e meu GPS, que trouxe do Brasil, também parou, porque eu só tinha o mapa da Itália. Também não levei nenhum mapa, o que no final dá alguma insegurança quanto ao caminho certo, os pontos a se visitar e aquelas placas na estrada escritas em alemão…rs. Não foi um grande problema, deu tudo certo, mas recomendo que se for de carro, leve pelos menos um mapa!…rs
Na pressa de sair de Lecco, acabamos não levando o também sugerido lanche para um picnic, e chegando em St. Moritz, vimos que o almoço não seria nada barato, comparando-se com a Itália. Rodamos por lá e após visitarmos a igreja de San Gian, encontrei um Restaurante (La Perla Gastro) em Celerina, e almoçamos lá. A conta ficou em 80,00 euros, o que foi uma boa.
Infelizmente, não conseguimos subir no Muottas Mouragi, porque estava fechado. Quando fomos para o Diavolezza, a tarde, o tempo começou a ficar estranho, minha mãe já estava cansada e decidimos não subir.
Resumindo a experiência: adoramos o passeio, a época foi excelente (primavera, final de abril), e apesar do frio de 0° grau quando chegamos em St. Moritz, foi bem tranquilo porque estávamos preparados. A neve e o céu azul foram um presente para nós. Ficou um gostinho de quero mais…rs. Por isso, penso em voltar, ir bem mais cedo e até ficar um dia a mais, quem sabe?
Muito obrigado pelas dicas Adelaide!
Olá Marcelo,
que experiência legal compartilhar com sua mãe um passeio tão especial. Imagino que emoção!
Eu também acho – aliás tenho certeza – que você deveria voltar :)
E deveria trazer sua mãe outra vez. Ela vai amar subir lá no Diavolezza!!!!
Olha, eu concordo, um dia de céu azul nos Alpes não tem preço.
Vamos aos erros. Acontecem. E como tudo deu certo, fazem parte.
Mas vou escrever um post sobre mapas e GPS. Muita gente comete o seu erro.
Eu também. Mas agora não viajo mais sem mapa de papel. Nem tenho receio de parecer meio careta.
Eu já fiz viagem de carro em lugares desertos onde o GPS não funcionou. Nem sinal de vida. Se não tivesse tido um mapa na mão, teria sido bem complicado.
SE usar GPS antes de viajar precisa baixar mapas do destino e das redondezas. Just in case.
E não esqueça: a regra n.1 de qualquer bate-volta é levantar cedo, muito cedo. Para ir a Saint Moritz tem que sair às 7 da manhã.
Mas vou perdoar você :) porque sua mãe estava viajando junto.
Abs
p.s. tente mandar uma fotos usando o e-mail do blog (em Contato). Se você autorizar e ficar 100% a vontade eu coloco uma lá na página FB do blog para você comentar.
Olá Marcelo,
por um erro você não foi avisado sobre a minha resposta ao seu comentário anterior.
Peço desculpas.
Ola Adelaide!
Sim, foi muito bom levar a minha mãe, era o sonho dela conhecer suas origens Italianas (minha avó é da Toscana) e ver a neve. Deu tudo certo!
E voltaremos sim, sem dúvida!
Eu mandei as fotos, você recebeu?
Muito obrigado Adelaide!
Olá Marcelo,
ótimo!
Não recebi as fotos. Tentar mandar uma mensagem na página FB do blog.
Abs
Olá eu vou estar em Veneza em metade de agosto indo para suiça e de trem, qual seria o jeito mais fácil ? Queria ir para Lugano ou st moritz . Pretendo ir a lucerna, Berna, interlaken e meu ponto final seria Zurique
Olá Cláudia,
A maneira mais prática para ir para Lugano ou Saint Moritz é passar por Milão. São dois trajetos diferentes. No post acima explico como chegar em Saint Moritz e têm vários comentários a respeito.
Para ir para Lugano é bem mais simples. Têm várias opções de trem saindo de Milão. Chegando em Lugano você continua a viagem para os outros destinos.
Abs.
Parabéns Adelaide! Teu blog é objetivo, preciso, e tão claro a ponto de me fazer ver o que descrever.
As informações tuas são detalhistas, por isso não faço perguntas.
Obrigada e quem sabe o acaso nos coloca frente a frente qualquer vila Suíça. Agradeço pelas dicas de viagem, sem as quais, certamente, seria uma viajante mais que imperfeita. Grata!
Olá Maria Eunice,
sou eu que agradeço a sua visita aqui no blog, esse pequeno mundo de sonhos.
Fico feliz em ter ajudado de qualquer forma.
Aproveite a sua viagem e não deixe de voltar quando precisar.
Abs.
p.s. o mundo é tão pequeno e a vida tão cheia de surpresas…quem sabe teremos ocasião para um café aqui em Milão…
Bom dia Adelaide !!!! Já escolhi o hotel que ficarei por 1 diária em ST Moritz, Hotel Crystal .Pretendo ir a uma estaçao de esqui com intuito de apreciar a paisagem e ir em algum restaurante.Qual me indica? E aquele passeio de trenó consigo fazer no fim de março?Obrigado e parabéns pelo blog
Olá Leonardo,
obrigada pela visita.
Eu gosto muito da Muottas Muragl (quase 2500 m de altitude). A paisagem é muito abrangente, tem restaurante e o famoso passeio de trenó. Tem ônibus que sai de Saint Moritz e para na estação do teleférico. Super prático.
O funcionamento até o final de março vai depender das condições meteo. No site oficial (link abaixo) tem escrito a seguinte frase sobre o funcionamento: depending on snow conditions from december to march
http://www.engadin.stmoritz.ch/winter/en/activities/mountain-adventure/mountains/muottas-muragl-mountain-adventure/muottas-muragl-toboggan-run/
Consulte o site para maiores informações. Mas se o dia estiver nublado ou com névoa, avalie se vale a pena.
Abs
Ola Adelaide!
Muito obrigado pela resposta! :))
Estive na Italia em 2014, estou voltando agora, mas acho que não retorno tão cedo (infelizmente)….
A idéia é fotografar muito (meu hobby) e sem esportes na neve!….rs
Então, eu li sobre o Muottas Muragi e gostei! Fiquei entre ele o Diavolezza, proximo ao lago Bianco.
E também parece que tem um estacionamento na base do funicular de Muottas, por isso, as dúvidas:
-Como funciona o parquimetro? Deposita-se em euros, moedas, cartão de crédito?
-Qual a sua sugestão para montar um roteiro em St. Moritz, deixando o carro ao lado a estação de trem, visitanto o centro, Muottas, Lago Bianco, Celerina, Pontresina, Lej da Staz?
-Dá para fazer tudo a pé?
-E Guarda, você conhece ou vale a pena incluir no roteiro?
-Final de Abril ainda é muito frio?
Desculpa a quantidade de perguntas, mas terei somente um dia e organização é tudo nesse caso…rs
Muito obrigado!
Oí Marcello,
difícil escolher o melhor panorama hein!?
Eu acho a vista do Muottas mais abrangente. Mas é minha opinião.
Tem estacionamento em todos os funiculares.
1. O parquímetro funciona com francos suíços mas você pode trocar os euros nas lojinhas dentro da estação. Não lembro se funciona com cartão.
2. Nem tudo pode ser feito a pé. Somente a cidade de Saint Moritz, o lago e o lago Lej da Staz. O resto tem que ser feito de carro ou ônibus. Diavolezza fica a 20 km. No post tem o link do site oficial de St. Moritz com as linhas e os horários do ônibus.
3. Não conheço Guarda mas não fica perto de St. Moritz.
4. Em abril pode até nevar. Já peguei neve no Diavolezza no verão. Controle as condições meteo antes de viajar e leve agasalho e sapatos fechados.
Se o dia estiver ensolarado fica muito agradável. :)
NB: Para checar se um roteiro é viável tem que simular o trajeto com Google Maps e calcular o tempo a ser gasto. E se for usar ônibus, verifique os horários também.
Abs
Ola Adelaide!
Muito muito obrigado pelas respostas!
Já meio que defini o roteiro de Lecco a St, Moritz com suas dicas!
Estamos todos muito ansiosos para o dia do nosso embarque, em 16/04!
A última dúvida: aluguei o carro em Roma ha alguns meses atrás, e não inclui correntes para neve, porque pensei que no final de Abril não chegaria a ver neve no norte da Itália. Será que devo incluir as correntes quando retirar o carro?
Apesar de que nunca dirigi na neve!….rs
Quando retornar, coloco o meu relato por aqui, que poderá futuramente ajudar outros turistas!
Parabéns pelo site e obrigado novamente por todas as dicas!
Abraços!
Oí Marcello,
o uso das correntes de neve é obrigatório durante um verto período do ano em muitas rodovias italianas mesmo quando não neva.
No trecho Colico até a fronteira suíça é obrigatório até dia 15.04. Em outras regiões italianas a data é mais ou menos a mesma (em rodovias de montanha).
Não tenho certeza sobre a data na Suíça. No meu carro tem as correntes e nunca me questionei sobre isso. :)
Pergunte para a empresa que alugou o carro. Eles sabem dizer.
Boa viagem e não esqueça de voltar por aqui para contar a sua experiência e deixar dicas para outros leitores.
Fico no aguardo!
Abs.
Ola Adelaide!
Parabéns pelo seu trabalho com o “turista imperfeito”!
Dicas maravilhosas!!!
Estou indo para a Itália com a familia em 16/04/2017, ficando até o dia 30/04, e seguindo sua dica, nos meus dois ultimos dias na velha bota decidi ficar em Lecco para fazer um bate volta em St. Moritz e tenho algumas dúvidas:
1-Vou de carro. como é estacionar em St, Moritz (parquimetro, estacionamento) ?
2-Li em algum lugar que precisa de um selo para trafegar pela Suiça, isso confere?
3-Tem alguns teleféricos, mas vi que os preços são caros, principalmente estando em 4 pessoas. Tem algum que você ache que vale a pena a subida se o dia estiver ensolarado?
Muito obrigado!
olá Marcello,
Obrigada pelo contato :)
1. evite estacionar no centro do da cidade. Geralmente eu deixo o carro na estação de trem e pago no parquímetro que fica ao lado. Não lembro o preço mas não é caro.
O centro fica a uns 15 minutos a pé.
Os estacionamentos gratuitos são raríssimos e ficam todos fora do centro.
Geralmente ao lado das atrações (lagos, trilhas, teleféricos) tem estacionamento (quase sempre pago).
2. O selo é necessário somente nas rodovias (autobahn) mas não precisa entre Lecco e St. Moritz, passando por Chiavenna.
3. O teleférico é caro mas se você vai ficar muito tempo sem voltar o talvez nunca volte, vale a pena (se o dia estiver ensolarado). Eu gosto de Muottas Muragl. Mas é questão de gosto. Olhe as opiniões no Trip Advisor.
A vista é maravilhosa (2500 m). Lá em cima tem área para piquenique, playground, trilhas, restaurante, etc. Mas é melhor levar seu sanduíche se quiser economizar :)
No inverno você poderia descer de trenó. É lindo. Mas em abril não sei se tem neve suficiente.
Boa viagem.
ahh…e pela sua experiência se puder me indicar atividades que eu possa fazer de modo econômico (mesmo considerando que na Suíça tudo é mais caro rsrsrs)também fico grato. Obrigado.
Estarei em Milão no fim de março e, embora não pretenda esquiar, penso em visitar Saint Moritz (trem Bernina Express) e talvez passar uma ou duas noites em algum vilarejo próximo. Minha intenção seria conhecer as paisagens mais bonitas da região, pois gosto de fotografar. Minha dúvida é se nesse período vale a pena me hospedar ou apenas um bate e volta mesmo? E na sua opinião qual seria o local mais bonito para observar paisagens tanto de dia como a noite? Desde já agradeço e registro que este foi o site que melhor fez o comparativo entre Saint Moritz e arredores (e olha que já pesquisei em muitos sites e blogs na língua portuguesa).
Oí,
obrigada pela contato e fico contente que você tenha gostado do post :)
1. Bate-volta ou não? Se você tiver tempo e gostar de passeios ao ar livre, porque não dormir pelo menos uma noite? Tente hospedagem em Pontresina, por exemplo. E’ mais barato, principalmente se usar Airbnb ou similares. Acredite, a região é maravilhosa. Provavelmente você ainda vai encontrar neve e os dias já estarão mais longos. Dormindo uma noite vai dar tempo de descer do trem durante o trajeto de ida. Os panoramas são maravilhosos e tem mil ocasiões para fotografias top. Algumas opções de parada: Alp Grum, Ospizio Bernina, Morteratsch (tem uma trilha muito legal que abre no inverno também).
2. Como você vai de trem, suponho que você vai se locomover em St Moritz com ônibus, verdade? Confira no link abaixo algumas linhas e horários para ter uma ideia de onde pode ir.
http://www.engadin.stmoritz.ch/winter/en/services/oeffentlicherverkehr/busfahrplan/
3. Os lugares mais bonitos? tudo!! E todos os passeios a pé são grátis. Se as trilhas forem nas montanhas nos arredores de St Moritz e Pontresina, precisa pagar o teleférico, mas o preço é viavel. Verifique os links no meu post. Só o passeio no lago de St Moritz (não paga), que fica bem pertinho, é lindo. Ou no lago de Silvaplana.
Tem dezenas e dezenas de trilhas maravilhosas nos bosques, nos lagos gelados. Consulte o link abaixo para escolher a que mais combina com você.
http://www.engadin.stmoritz.ch/winter/en/activities/mountain-adventure/winter-hiking/
Não vão faltar ocasiões para fotografar. :)
Abs
Oi adelaide! QUE site formidável! Estou encantada! Estou montando um roteiro para nossa viagem em família e suas informações tem sido preciosas. Vamos em abril de 2017, preteno sair de Milão e fazer seu roteiro até st Moritz, de st moritz quero ir à Lucerna. .. Nesse caso qual seria a opção de cidade nos arredores melhor? E de Lucerna estou com um dúvida terrível.. de Lucerna eu precisaria ir pra alguma outra cidade da Suíça que ficasse mais próxima de França pois o próximo destino é Paris. VC tem alguma dica pra me dar? Eu ficaria super agradecida! Bjos
Bom dia Fernanda,
fico feliz que você tenha gostado. :)
Apesar de não ter escrito nada sobre Lucerna ainda, eu conheço a cidade. Você escolheu bem. É uma cidadezinha pequena mas muito pitoresca e histórica. Eu adorei.
Além disso, o trecho entre St Moritz e Lucerna é muito bonito. Por exemplo você vai passar perto dos lagos Walensee e Obersee.
Como hospedagem, a situação de Lucerna não é tão crítica (cara) como St Moritz. Mas você poderia explorar as cidades de Zug e Baar que ficam um pouco antes. Você pernoita por lá e depois segue viagem até Lucerna. Zug é bonita, fica na beira do lago Zugersee. Baar é menos especial. Mas para dormir pode ser. Tente Airbnb ou hotelaria tipo Ibis. O segredo é reservar com muita antecedência (escolha a opção cancelamento gratis).
Depois de Lucerna, você continua de carro ou viaja de trem?
Mande dizer assim posso responder melhor.
Abs.