Carnaval de Veneza: cair na folia…ou não?


Veneza é uma das minhas melhores recordações de viagem. Quando a visitei pela primeira vez fiquei literalmente boquiaberta. Era um domingo de Carnaval, em meados de fevereiro.

Inicialmente parecia um programa sem sentido. Carnaval no frio não tinha graça, mesmo o famoso carnaval de Veneza.

Na época morava em Pádua, no norte da Itália. Lembro que, naquele ano, além do frio, a névoa pairava na cidade até a hora do almoço. Um choque. Um inverno de rachar.

Quando chegamos em Veneza, deparamos com um dia maravilhoso, um céu completamente sem nuvens, azul, mágico. E a primeira grande surpresa foi….não fazia frio!

Lembro a sensação de felicidade que tomou conta de mim, finalmente luz, depois das trevas do mês de janeiro. A visita tinha começado com o pé direito. Eu já estava gostando.

carnaval de Veneza

Máscara Veneziana


Passeando pela cidade, apesar da multidão de turistas, entendi porque Veneza era mais bonita ao vivo do que nos cartões postais, muito, muito mais bonita. Sem igual, como pude averiguar ao longo dos anos nas minhas andanças.

Mas vale a pena visitar Veneza durante o Carnaval?

O folião brasileiro desavisado pode ficar decepcionado. E muito. Veneza não é Salvador, Rio ou Olinda. Faltam a batucada, a animação, o povo dançando na rua. E principalmente o calor e a música. Gente tem, e muita… dos quatro cantos do mundo…

Como tudo que envolve Veneza, até mesmo o carnaval merece uma reflexão. Tem que primeiro entender, para poder gostar.

O carnaval de Veneza tem origem milenar. Uma das suas principais características é o uso de máscaras que serviam para esconder a identidade dos foliões. Nos dias de festa tudo ou quase era permitido, porque o anonimato não causava constrangimento.

Aos poucos a fabricação das máscaras transformou-se em uma das principais atividades comerciais de Veneza. Em 1200 as máscaras eram já muito famosas. Gente!…são quase mil anos de carnaval de máscaras…Importar batucada e frevo num lugar destes nunca vai ser possível.

Máscara Veneziana

Máscara Veneziana


No labirinto de vielas, pontes e canais desfilam turistas com as fantasias mais bobas do planeta, mas também verdadeiros artistas que usam máscaras e trajes carnavalescos maravilhosos.

Vale a pena, mas tem que planejar a visita!

Depois que você entender como funciona, vai concordar que a fama do carnaval veneziano é merecida. É o conjunto que encanta. Melhor ainda se não chover. Fevereiro é um mês muito seco, geralmente os dias são muito bonitos, não faz muito frio. Mas quando o carnaval cai em março, o risco de visitar Veneza na chuva é grande. Veneza nublada ou molhada tem um certo charme, mas com sol fica deslumbrante. Acreditem…

O  desfile das fantasias vai acompanhar você da estação até a Piazza San Marco, o lugar de maior concentração. É um desfile quase silencioso, sem ensaios ou esquemas. Impossível resistir à tentação de fotografar os trajes mais originais. Hoje em dia, a quantidade e a qualidade das máscaras diminuíram, mas ainda existem ótimos “exemplares”. Tem que dar uma volta na praça. Os dias mais movimentados são sábado e domingo, além da terça-feira de carnaval.

Máscara Veneziana

Máscara Veneziana


Voltei outras vezes para Veneza durante o carnaval. E todas as vezes foi especial. Claro, para uma foliã recifense como eu, falta o frevo. Nem tudo é perfeito…

Neste momento estou no trem que nos leva a Veneza, para o carnaval e para rever uma velha amiga. O dia está chuvoso, falta o azul do céu. Mas tenho certeza que o resto estará lá. A lagoa, os canais, as praças, os milhões de turistas.

O carnaval de Veneza é principalmente de rua. E a não ser que você tenha descoberto como entrar nos bailes exclusivos, sua festa acaba no meio da multidão da Piazza San Marco.

Só isso? Pergunta lógica. Depende de você.

Esta foi a descrição de uma abordagem tradicional, de marinheiro de primeira viagem. Foi o que fiz na época. Na ida à Piazza San Marco eu segui a onda. Mas…na volta para a estação de trem, não quis cometer o mesmo erro percorrendo o mesmo caminho. Veneza não podia acabar assim, nas mãos de filas intermináveis de turistas.

Claro, é uma questão de gosto.

Tem gente que quando desce do trem fica super entusiasmado e nada no mar de lantejoulas, penas e brocados o dia inteiro. Outros pedem socorro depois de 5 minutos e decidem que vale a pena desvendar a Veneza escondida atrás da montanha de turistas.

Cannaregio-Veneza

Névoa no bairro popular (“sestiere”) de Cannaregio – Veneza


Veneza-Dorsoduro

Bairro (“sestiere”) de Dorsoduro – Veneza


Gueto de Veneza

Gueto de Veneza


Confira as minhas regras básicas de sobrevivência que valem em Veneza não somente durante o carnaval mas em qualquer período do ano.


Guarde no Pinterest para ler depois

6 respostas
  1. ana says:

    Olá Adelaide, parabéns pelos conteúdos e dicas! Precioso!!
    Irei a Veneza no dia 2 de março. Vou estar hospedada em Milão e nesse dia , 2 de março, vamos de carro de Milão a Veneza.
    Precisava da sua ajuda (se souber, claro!):
    – Onde deveremos estacionar económico o nosso carro e de forma a termos um transporte para Veneza?
    – Ouvi nas noticias que Veneza estava a restringir o numero de turistas na cidade. Ora como irei na altura de Carnaval, acha que pode acontecer não deixarem “entrar” em Veneza?
    Muito Obrigada
    Ana

    Responder
    • Adelaide says:

      Olá Ana,
      se você estiver pensando em fazer um bate-volta de Milão até Veneza eu aconselho ir de trem, principalmente durante o carnaval. E aconselho também ficar mais de um dia.
      O estacionamento mais econômico é Tronchetto (28 euros por dia); tem condução (ônibus, vaporetto e shuttle) até a estação ferroviária. Outro estacionamento muito usado é o Piazzale Roma e dá perfeitamente para ir a pé até a estação.
      Consulte o site do estacionamento de Tronchetto para maiores informações: http://www.veniceparking.it/it-IT/find-parking/Venezia%20Tronchetto/
      A lei sobre o limite de acessos em Veneza ainda não está em vigor. Dizem que vai começar em maio.
      Boa viagem.

      Responder
      • ana says:

        Muito Obrigada Adelaide,
        Nós somos um grupo de 5 pessoas. Só temos mesmo um dia para disfrutar Veneza…(infelizmente). Assim, será mais económico a viagem de trem para 5 pessoas do que de carro?
        Ou aconselha o trem pela que questão do estacionamento ou outras condicionantes?
        Aconselha algum site online para a compra de bilhetes de trem?
        Muito obrigada
        Ana

      • Adelaide says:

        Olá Ana,
        como são 5 pessoas fica mais barato de carro. Principalmente porque está em cima da hora e fica difícil achar promoções de passagens de trem.
        Use sempre o site oficial das duas companhias italianas (tem versão em inglês).
        https://www.trenitalia.com/
        https://www.italotreno.it/it
        A opção mais prática para ir a Veneza é o trem, sem dúvidas. A questão do estacionamento condiciona um pouco. Para evitar perrengues e trânsito chegue cedo, lembrando que é Carnaval e a cidade vai estar cheia.
        Milão – Veneza são 3 horas de viagem e acho que precisa chegar por volta das 9 horas.
        Se tiver dificuldade com o estacionamento, tente ir até Mestre, cidade que fica do outro lado da lagoa, a 5 minutos de trem. Muita gente prefere estacionar por lá.
        Bom carnaval.

  2. Priscila says:

    Adelaide,

    Estou pensando em alugar em barco-casa em veneza. Será que é uma boa opção alternativa ou uma completa furada???

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.