Um dia na cidade de Como
Por incrível que pareça muita gente passa por Milão e nem pensa em visitar o Lago de Como, uma das regiões mais bonitas no norte da Itália. Nem mesmo uma escapadinha de um dia na cidade de Como, um bate-e-volta bem pertinho, a uma hora de trem (ou carro) de Milão.
Uma pena, porque a cidade de Como é um bom começo para um roteiro redondinho de alguns dias ou simplesmente pode ser o passeio ideal para quem não tem tempo de esticar até Bellagio, Menaggio ou Varenna, o trio glamour e badalado do lago.
Cidade de Como: sedas e requinte discreto
A cidade de Como, a 50 km de Milão, fica às margens de Lago de Como (em italiano Lago di Como ou Lario), o terceiro maior lago da Itália e um dos maiores da Europa.
Na Antiguidade foi dominada pelos romanos e, em seguida, foi um importante centro medieval, aleado de Frederico Barbarossa, no conflito contra Milão e outras cidades do norte da Itália, como Génova e Veneza.
Desde tempos remotos a cidade foi um importante pólo têxtil graças à produção de tecidos, principalmente seda. Até poucos anos atrás Como ainda era um centro de tecelagem de seda conhecido no mundo inteiro, sede de importantes indústrias nacionais e internacionais. Recentemente o setor vem sentindo o impacto da “invasão” dos tecidos chineses. A vida é assim… :(
Mas Como perdeu o trono mas não o charme. A crise não cancelou o legado de requinte deixado pelas famílias nobres que moraram na cidade desde a Idade Média. É uma cidade elegante, discreta, sem espalhafates modernos.
Mais uma daquelas cidades italianas de médio porte com uma altíssima qualidade de vida e um centro histórico rico de atrativos. Vamos lá conhecê-la.

Puro charme nas ruelas tranquilas de Como
Como chegar na cidade de Como
Muitos leitores perguntam se ficar um dia na cidade de Como é muito. Digamos que um dia é ideal para quem gosta de passear sem correria mas não tem tempo de esticar o roteiro e dar um pulinho em Bellagio ou em qualquer outra cidade ribeirinha.
Como é um bate-e-volta super prático para quem está em Milão porque a cidade é muito bem servida em termos de transporte ferroviário e rodoviário.
De trem
Como tem duas estações de trem:
- Como Nord Lago utilizada pela companhia local Trenord;
- Como San Giovanni utilizada pela italiana Trenitalia e pelas linhas suíças TiLo (Milão-Como-Bellinzona) e Eurocity (Milão-Como-Zurique).
Os trens saem das estações de Milano Centrale (chegada a Como San Giovanni), Milano Porta Garibaldi (chegada a Como San Giovanni) e Milano Cadorna (chegada a Como Nord Lago).
Confira os horários e os preços das passagens no site oficial das companhias no final do post.
De carro
Para quem ama o estilo on the road (mas sinceramente é melhor ir de trem), as opções mais rápidas são as Rodovias A8 e A9 com pagamento de pedágio.
Passeios de ferry boat
A companhia de navegação do Lago de Como oferece várias opções de passeio e transporte, com chegada e saída do ancoradouro de Como.
Leia mais sobre as opções de passeio aqui no blog >> Roteiro no Lago de Como.

Panorama da cidade de Brunate, ao lado de Como

Ancoradouro em Como
Como organizar um dia na cidade de Como
A centro histórico de Como é relativamente pequeno e pode ser visitado em poucas horas, mas você não pode deixar de visitar:
- Catedral (Duomo): em estilo gótico, foi construída em 1396; uma das catedrais mais bonitas da Itália;
- Palazzo del Broletto: fica ao lado da catedral. Construído em 1215 e modificado durante a Renascença;
- Templo Voltiano: uma homenagem à Alessandro Volta, físico italiano, nascido em Como, inventor da primeira bateria elétrica.
- Villa Olmo: um dos palacetes mais bonitos da Itália, em estilo neoclássico. Construída em 1797.
Depois das paradas obrigatórias, o melhor é passear na beira do lago e nas entranhas da cidade para curtir aquele mood especial e acolhedor das cidades interioranas da Itália.
Passe pelo Lungo Lago Trento e Lungo Lario Trieste, pelo ancoradouro e pelas praças. Uma mais bonita do que a outra: Piazza del Duomo, Piazza Alessandro Volta, Piazza San Fedele e Piazza Cavour na beira do lago.
Nas praças têm vários bares e restaurantes agradáveis com mesinhas nas calçadas durante a primavera e o verão.
Saindo das praças, siga pelas ruelas laterais, repletas de palacetes antigos, lojas e bares super legais. Passe pelas Via Armando Diaz, Via Carcano, Piazza Mazzini, Via Olginati e Via Alessandro Volta até chegar às muralhas medievais que antigamente protegiam Como.
Para os adeptos das comprinhas, as opções são Via Vittorio Emanuele, pertinho da catedral, Via Indipendenza, Via Cinque Giornate e Via Boldoni.
Se o dia estiver bonito não perca o passeio no teleférico “Como-Brunate” que sai da Piazza De Gasperi e chega até Brunate a 1.084 m. Uma vista maravilhosa do lago e da cidade de Como.
A belíssima fachada da Catedral de Como

Piazza Duomo e Palazzo del Broletto

Uma esquina super charmosa – Via Muralto

Muralhas medievais em Como
Informações úteis
Companhia de navegação: site oficial em inglês http://www.navigazionelaghi.it/eng/index.asp
Rede ferroviária Trenitalia: site oficial em inglês http://www.trenitalia.com/tcom-en
Rede ferroviária Trenord: site oficial em inglês http://www.trenord.it/EN/
Rede ferroviária Tilo: site oficial em inglês http://www.tilo.ch/en/
Mais dicas para o seu roteiro no Norte da Itália
Guarde no Pinterest para ler depois
Olá Gabrielle, tem como me passar algumas dicas de Hotel, estou indo no final de Abril de 2020. E qual seria o melhor bairro para se hospedar ??
Olá Romulo,
como moro em Milão, quando vou a Como não fico em hotel. E mesmo assim fica difícil indicar sem conhecer seu estilo.
Se for ficar na cidade de Como mesmo, eu aconselho o centro histórico.
Bom passeio
Olá. Em uma viagem pela Europa em que umas cidades base seja Lugano/Suíça, estou considerando que um bate-volta a Como seja mais interessante do que a Milão, ou estou enganada? Nesse caso, daria tempo para um passeio de barco até Bellagio e Varenna? Desde já, obrigada.
Olá Eliane,
pergunta difícil porque depende do que você considera interessante. São dois passeios completamente diferentes. Milão é uma cidade grande com alguns monumentos históricos interessantes, é a capital econômica da Itália, etc.
A cidade de Como é uma cidade pequena, histórica, com paisagens lindas.
Em um dia dá tempo para um passeio mas precisa chegar cedo em Como e verificar os horários das conexões.
Bom passeio!
Olá. Eu vou a Milão em fevereiro de 2020 e quero muito ir para Como. Venho pesquisando muitas coisas no seu blog, obrigada! Mas estou com uma dúvida: tem como eu saber o preço do teleférico online, ou só na hora ? E sobre essa esquina charmosíssima e a muralha medieval, consigo achá-las com facilidade, andando pelo centro da cidade ou preciso ir a um lugar específico ? Muito obrigada e continue postando sempre!!!
Olá Gabrielle,
o preço do teleférico Como-Brunate é 3,00 euros (5,50 euros ida e volta). Consulte o site oficial para maiores informações:
http://www.funicolarecomo.it/
A esquina charmosa fica entre a Via Muralto e a Via Olginati, duas ruas no centro da cidade.
Para ver a muralha, procure pela Torre Gattoni e pela Porta Torre *passando pela Via Cesare Cantu).
Bom passeio!