Um dia em Roussillon: a Provença em tons de ocre
Uma visita de um dia em Roussillon para descobrir que nem só de lavanda e cores bucólicas vive a Provença. Lá, nesse pequeno vilarejo no coração do Parque Natural Regional do Luberon, dominam os tons de ocre das fachadas e das falésias. Cores marcantes e inusitadas que lembram as paisagens de certos parques americanos do Arizona e do Colorado.
A primeira sensação é a surpresa… principalmente se você acabou de visitar os campos floridos de lavanda que ficam a poucos quilômetros de Roussillon. Sim, porque no vilarejo, os tons pastéis típicos da Provença foram substituídos pelas cores da terra, vermelho-ocre e alaranjado.
A explicação é simples: Roussillon fica nos arredores de antigas jazidas de minerais terrosos, principalmente hematita e limonita, usados como pigmentos naturais desde a era pré-histórica.

As fachadas vermelho-ocre de Roussillon
Sobre Roussillon
Localizada a 10 km de Gordes e 65 km de Aix-en-Provence, Roussillon é aquela cidadezinha avermelhada mundialmente famosa, debruçada nas doces colinas da Provença, dentro do Parque Natural Regional do Luberon, uma reserva da biosfera da UNESCO.
A visita em Roussillon combina perfeitamente com a Rota da Lavanda e com um roteiro em Avignon e Aix-en-Provence.
Apesar de muito antigo e fundado durante a dominação gálica-romana, Roussillon se desenvolveu muito mais tarde, no século XVIII, com a extração de ocre nos enormes depósitos ao lado da cidade. A atividade foi encerrada em meados do século XX.
Hoje Roussillon faz parte da Associação Les Plus Beaux Villages de France e vive praticamente de turismo.
Leia mais no blog | Fora do radar na Provença: Lourmarin e Bonnieux
Visita de um dia em Roussillon
Roussillon é uma cidade pequena, com aprox. 1300 habitantes, e pode ser visitada com calma em algumas horas.
Apesar de muito turístico, o centro é bem pitoresco, repleto de bistrôs e lojinhas de cerâmicas e produtos típicos. Um passeio descompromissado começa pelo Beffroi, a antiga porta romana, e passa pelas pracinhas Place de l’Abbé Avon, Place de la Mairie, até a Place de la Forge onde ficam a igreja de Saint-Michel e o mirante da cidade.
A atração mais importante da cidade é o Sentier des Ocres, o itinerário que atravessa o antigo local de extração do pigmento ocre. O trajeto passa pelo Chaussée des Géants, o passeio dos gigantes, e pelas falésias avermelhadas que lembram as paisagens selvagens da Austrália e dos cânions americanos.
O itinerário há duas opções:
- curto | 30 minutos
- completo | 60 minutos
O trajeto é relativamente simples e pode ser feito por crianças. Evite sapatos de cores claras porque o terreno é avermelhado e suja muito.
Preço | 3,00 euros por pessoa.
Horário | consulte o site oficial Sentier des Ocres
A estação de trem mais próxima é a Cavaillon, a 25 km.

O centro de Roussillon

A vista de Roussillon

A paisagem do Sentier des Ocres
Leia mais sobre a Riviera Francesa e a Provença
Guarde no Pinterest para ler depois
O que é essa paisagem Sentier Des Ocres ???? Roussilon vale muito uma visita . Doida pra poder voltar a viajar. Já salvei pra seguir a risca, assim que puder.beijocas
Olá Lilian,
logo, logo, tudo isso vai passar e vamos poder viajar com segurança.
o Sentier Des Ocres é um itinerário a pé nos arredores de Roussillon. Muito interessante.
Um abraço!